#0e4984

#0e4984

Parabéns, Cuité! 254 anos de fundação

Parabéns, Cuité! 254 anos de fundação

Data da Notícia: 17 de julho, 2022
Última Modificação: 13 de março, 2023

Neste domingo (17/07), o município de Cuité-PB, curimataú paraibano, comemora o aniversário de 254 anos de fundação. Considerando essa data  importante a Câmara Municipal de Cuité-PB  renova o compromisso de continuar trabalhando e lutando pelo seu desenvolvimento.

 A capital do Curimataú se destaca, entre outros aspectos, pela força e dinamismo da cidade, além da determinação de sua gente. Cuité é sede da 4ª Região Geo-administrativa do estado e polo regional com referência para as cidades de Nova Floresta, Sossego, Barra de Santa Rosa e Jaçanã-RN. Município possuidor de um clima frio e de topografia plana, Cuité é habitada por um povo, amigo, ordeiro, trabalhador, honesto e hospitaleiro, se destacando também na Educação com a Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, enquanto que na economia possui um comercio crescente, além de duas agências bancárias (Banco do Brasil e Bradesco).

Na comunicação possui duas Emissoras de Rádios a 89 FM e a Caminhando na Luz, com grande audiência em toda região. O esporte sempre foi destaque em toda região, principalmente nas décadas de 60, 70, 80 e 90, com as equipes do Cuité Esporte Clube, Expressinho e América. O Carnaval 40 Graus e o São João da Serra se constiuiu nas duas maiores festas populares da região, com destaque em todo estado. Além disso, conta com o centro universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que foi inaugurado em 1° de setembro de 2006. Além de sua missão acadêmica,o campus vem contribuindo com a cultura da região, abrindo as portas do Museu do Homem do Curimataú em 2009, espaço que possibilita o diálogo com escolas e comunidades, em um espaço de reconhecimento histórico. Através do Festival Universitário de Inverno e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, busca-se unir ciência, tecnologia, arte, cultura; unindo também universidade e comunidade em um processo ampliado de inclusão e participação social e educacional. Com a construção do Horto Florestal do Olho da Bica, está sendo aberto um novo espaço de preservação e pesquisa ambiental, além da revitalização de um espaço de turismo ecológico para toda a região.

Fonte: Portal do Curimataú (adaptado) / CES-UFCG.