#0e4984

#0e4984

PROJETO DE LEI N° 0680/2023 – DE 06 DE MARÇO DE 2023
Estado da Paraíba
Câmara Municipal de Cuité/PB
"Casa Manoel Felipe dos Santos"
CNPJ: 10.761.708/0001-19
CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO CUITEENSE AO SR. MARCUS RONAN TAVARES DE ALCÂNTARA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O Vereador IVAN MARTINS DE SOUTO FILHO, usando de suas atribuições legais, conferidas pela Resolução N° 029/2008, que dispõe sobre a adequação do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cuité, propõem para apreciação e deliberação do Plenário deste Poder Legislativo Municipal o seguinte Projeto de Lei:

Art. 1° – Fica concedido o Título de Cidadão Cuiteense ao Sr. MARCUS RONAN TAVARES DE ALCÂNTARA, pelos seus relevantes serviços prestados a cidade de Cuité/PB.

Art. 2° – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3° – Revoga-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Cuité/PB, Plenário Maria José de Souto, em 06 de março de 2023.

Ivan Martins de Souto Filho
– Vereador Autor da Proposição –

JUSTIFICATIVA:

Sr. Presidente, Srs. Vereadores e Sra. Vereadora o meu homenageado é o Sr. Marcus Ronan Tavares de Alcântara, nasci na capital do estado do Rio de Janeiro no dia 4 de agosto de 1972, filho de Antônio Gomes de Alcântara e Lindalva Tavares de Alcântara, ele Fiscal da Receita Federal, ela dona-de-casa.

Aos 2 anos de idade veio com seus pais morar na cidade de Natal-RN, onde viveu sua infância, adolescência e boa parte de sua juventude. Fez sua formação estudantil, chegando ao grau de Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em meados de 1993 conheceu e começou a namorar com aquela que viria a ser sua esposa, então Rita Elvira Lira da Silva, filha de Benedito Estevão da Silva (Benedito Barbeiro) e Francisca Elvira Lira da Silva. Ritinha, como gosta de ser chamada, estava morando e estudando temporariamente em Natal e foi através dela que conheceu a cidade Cuité ainda naquele ano de 1993.

“Eu que poucas vezes na minha vida havia estado em uma cidade interiorana, e nessas raras vezes muito brevemente, me apaixonei pela receptividade da família da minha futura esposa e o povo em geral. Fiquei entre idas e vindas, o eixo Natal-Cuité passou a fazer parte da minha vida e fui me familiarizando com a cidade as pessoas, as festas e mantendo as visitas e montado um domicilio a partir de 1998, ano do meu casamento.”

No ano 2000 passou no concurso para ocupar a vaga temporária de Agente Censitário Municipal e coordenar o censo demográfico daquele ano na município de Cuité. Nesse ano passou a conhecer melhor o município, sua geografia, sua história, sua gente, e o mesmo que quando adolescente imaginei nunca deixar de morar em Natal, mudou totalmente de ideia passando a considerar Cuité o seu verdadeiro lar. O nascimento de sua filha primogênita Maíra Luísa Silva de Alcântara em 02 de outubro de 2000, selou esse amor pela cidade.

Ainda passou alguns anos entre ida e vindas Cuité-Natal, ocasião em que completou seu mestrado, e em 2004 veio residir em definitivo no município de Cuité. A aprovação em concurso público para professor da rede estadual de educação do estado do Rio Grande do Norte, lhe deu mais segurança para estruturar seu lar e sua família. No dia 3 de outubro de 2007 nasceu sua filha caçula Sara Pietra Silva de Alcântara.

Ao longo desses anos conheceu pessoas formidáveis, participando ativamente do cotidiano cuiteense, se envolveu enquanto cidadão e militante na política municipal, enfim passou a ter por Cuité o amor característico que tem por sua terra materna, mesmo que no caso seja um filho adotivo. Atuou como professor na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos entre os anos de 2017 e 2022, fato que o levou a ter um maior contato com uma geração de jovens cuiteesnses, conhecendo mais ainda a realidade, necessidade e aspiração do nosso povo.

Sala das Sessões da Câmara Municipal de Cuité/PB, Plenário Maria José de Souto, em 06 de março de 2023.

Ivan Martins de Souto Filho
– Vereador Autor da Proposição –

Cuité,
6 de março, 2023