A Câmara de Cuité aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que tem como objetivo implementar um conjunto de práticas de integridade, a fim de reduzir os níveis de exposição à fraudes e corrupção nas três esferas e nos três Poderes.
O PNPC disponibiliza o sistema e-Prevenção, o gestor responde a um questionário, recebe um diagnóstico detalhado sobre o nível de exposição à fraudes e corrupção, e a partir disso, é norteado a elaborar um plano de ação para execução, gerenciamento e implementação das práticas de integridade na sua organização, no nosso caso, a Câmara de Cuité.
O programa surgiu da necessidade de conter a corrupção desde o início do seu ciclo, já que a recuperação após a ocorrência de desvios e danos é considerada difícil e dispendiosa. Esse sistema é similar ao dos países desenvolvidos.
Com essa iniciativa, a Câmara de Cuité reforça seu compromisso com a transparência e com os princípios da gestão pública, que dentre outros, inclui a legalidade, a moralidade e a publicidade.