#0e4984

#0e4984

Em sessão ordinária, Legislativo apresenta requerimento sobre autismo

Em sessão ordinária, Legislativo apresenta requerimento sobre autismo

Vereador Dagmando Lopes apresenta proposição sobre Centro Especializado para o Autista

Data da Notícia: 3 de abril, 2023
Última Modificação: 24 de abril, 2023

02 de Abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo 

Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Embora algumas pessoas com TEAs possam viver de forma independente, existem outras com deficiências severas que precisam de atenção e apoio constante ao longo de suas vidas. As intervenções psicossociais baseadas em evidência, tais como terapia comportamental e programas de treinamento para pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e de comportamento social e ter um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida de pessoas com TEAs e seus cuidadores. As intervenções voltadas para pessoas com TEAs devem ser acompanhadas de atitudes e medidas amplas que garantam que os ambientes físicos e sociais sejam acessíveis, inclusivos e acolhedores.

Fonte: Ministério da Saúde / Fonte da imagem destacada: Google Imagens

PROPOSIÇÃO

Durante a 6° Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cuité, Plenário Maria José de Souto, realizada em 03 de abril de 2023 o presidente vereador Dagmando Lopes Araújo (CIDADANIA) apresentou o Requerimento N° 96/2023 que dispõe sobre a “solicitação para implantação do Centro Especializado para o Autista na regional na cidade de Cuité”.

O vereador mencionou a escola estadual Maria das Neves que está desativada e poderia ser instalada o centro do autista. Dessa forma o Estado poderia garantir o acesso a pessoa com autismo a serviços de qualidade, além de aproveitar um espaço público.

Em suas redes sociais (@dagmandolopes) Dagmando sempre se mostrou engajado e preocupado com a causa. “A importância de ter um centro especializado estadual para o autismo em nossa região é enorme. O autismo é um transtorno que afeta muitas pessoas, mas muitas vezes as famíliastêm dificuldade em encontrar serviços e suporte que precisam. Com um centro especializado em nossa região, mais pessoas com autismo e suas famílias teriam acesso a terapias e suporte de qualidade, melhorando a qualidade de vida e inclusão na socidade.” Descreveu o vereador.Para ter acesso a publicação oficial, basta acessar o site oficial